Pensamento.org

Pensamento.org é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que busca o fortalecimento da democracia e a defesa dos direitos humanos por meio do jornalismo.

Criada em 2011, pelo jornalista Tiago Lobo, como um projeto universitário de uma revista interativa multiplataforma de “reportagens que façam pensar”, a  Pensamento se tornou uma válvula de escape para a publicação de um modelo de jornalismo em baixa na imprensa brasileira.

  • Missão

    Contar histórias socialmente relevantes com independência editorial pela promoção e defesa dos Direitos Humanos e Democracia. Seguimos o mesmo processo para cada checagem e deixamos as evidências ditarem as nossas conclusões. Não tomamos partido sobre os assuntos que verificamos.

  • Visão

    O jornalismo existe para o leitor e é por ele, e para ele, que nos pautamos. O verdadeiro papel do jornalismo é fazer pensar e acreditamos no seu poder transformador.

  • Valores

    Igualdade, verdade e integridade.

IGUALDADE

O objetivo da Pensamento é contar histórias socialmente relevantes sem distinções políticas, econômicas, religiosas, raciais ou de gênero. Tratamos nossa equipe da mesma forma que tratamos nossos colaboradores, leitores, fontes de notícias, financiadores e figuras polêmicas. Com respeito e dignidade.

INTEGRIDADE

A confiança dos nosso leitores é a base do nosso trabalho e o que fornece sentido para que continuemos contando historias que precisem ser contadas. Por isso, trabalhamos sob os mais altos valores éticos, em respeito e defesa a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de forma transparente e íntegra conforme nossa declaração de princípios e nosso “Guia de valores para o jornalismo socialmente relevante”.

VERDADE

Jornalistas falam a verdade e contam histórias reais. Este é um valor fundamental da profissão. Mas nós erramos. Esta é uma verdade sobre o ser humano. Por isso, corrigiremos nossos erros assim que notarmos sua existência, sem esperar que alguém o solicite, de forma clara e honesta. Em espaço visível e de fácil acesso. Não vamos tolerar jornalistas que publiquem mentiras, plágios, ou manipulem informações de forma consciente ou imprudentemente, manipulem imagens, áudios, vídeos ou proponham conteúdos que não atendam ao contrato social da profissão. Em casos de suspeitas um time de verificação de fatos será acionado e, constatando-se a traição aos nossos valores, publicaremos a correção e o jornalista responsável não fará mais parte do nosso quadro de escritores. Também combateremos ferozmente a manipulação da informação pela grande imprensa.

Equipe

Tiago Lobo

Diretor da ONG Pensamento – Jornalismo e Direitos Humanos, Lobo tem 13 anos de experiência em reportagem, edição e produção editorial multiplataforma.

Escreveu para sites, revistas e jornais do Brasil e exterior, foi assessor de dois governos do RS,  um dos criadores do “Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo”,  especialista em Tablet Media, desenvolveu  projetos  e publicações especiais para grupos de comunicação e empresas privadas e ministrou cursos e palestras para em diversas faculdades de jornalismo do Rio Grande do Sul. 

Edita a Revista Pensamento, 2º lugar na categoria “Especial” do 34º Prêmio de Jornalismo e Direitos Humanos, promovido pela OAB-RS e Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS, em 2017, pela edição especial “Censura Jamais”. É um dos fundadores do  Filtro, braço de checagens da ONG agraciado em 2018 com o troféu Antônio Gonzales de Contribuição à Imprensa pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

 

Thiago Bianchi

Jornalista de Viamão-RS graduado pela Faculdade de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e atulamente mestrando no programa Erasmus Mundus em Jornalismo, Mídia e Globalização (Dinamarca e Alemanha). Com passagem por veículos como jornal Zero Hora, Jornal do Comércio e assessorias de imprensa, tem experiência em projetos especiais de vídeo e fotografia. 

Colabora com a ONG e com a Revista Pensamento em trabalhos de reportagem, tradução e desenvolvimento de projetos de captação e financiamento.

 

Marco Antônio Villalobos

Jornalista, professor universitário e documentarista com passagens como repórter e editor pela RBSTV, TV Bandeirantes e TV Globo, onde editou o Jornal Nacional e o Fantástico. Foi docente do curso de jornalismo da PUCRS por 20 anos. 

É autor de dois livros e oito documentários, premiados, na área de Direitos Humanos. 

Colabora com a Revista Pensamento como repórter e documentarista. 

 

Republique

Todo o conteúdo da Pensamento.org é publicado sob licença Creative Commons BY ND.

Isso significa que qualquer pessoa pode republicar, com finalidade comercial ou não, desde que o nosso trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito devidamente atribuído.

Nossas reportagens e checagens podem ser republicadas por veículos de comunicação, blogues, em redes sociais ou por qualquer pessoa que queira disseminar o nosso conteúdo.

Títulos e intertítulos podem ser alterados para adequação de linha editorial. No entanto o conteúdo não pode ser cortado, publicado parcialmente, editado, revendido, utilizado como parte integrante de outra reportagem ou retirado de contexto.

Fotos e vídeos só podem ser republicados junto com as reportagens a que elas acompanham, creditadas conforme nosso site.

Qualquer republicação deve creditar a Pensamento.org e o autor da seguinte forma, no topo da matéria: “Nomedoautor/Pensamento.org”

No caso das checagens o crédito é “Filtro/Pensamento.org”.

Contato

Se você é um leitor e quer fazer uma denúncia para nossa equipe, sugerir pautas ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco por meio do formulário abaixo.

Pensamento.org é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que busca o fortalecimento da democracia e a defesa dos direitos humanos por meio do jornalismo.

  • Porto Alegre / RS
  • +55 (51) 99330-9479
  • pensamento.org@gmail.com