Pensamento – Jornalismo e Direitos Humanos

Últimas

Harald Edelstam: o nome da esperança

Chile, 1973. Um sangrento golpe militar derruba o governo constitucional de Salvador Allende. Milhares de pessoas são presas, torturadas, mortas. Em meio ao terror, um embaixador sueco se levanta contra…

O jovem Sérgio Moro

Nascido em berço de ouro. Educado dos 6 aos 16 por freiras carmelitas espanholas. Andou de busão pela primeira vez aos 18. Até quase 30 não sabia o que era…

Grupo RBS muda comando sem afastar Duda Melzer

A RBS anunciou mudanças relevantes na sua estrutura organizacional nesta segunda-feira (14). Há tempos especulava-se sobre a substituição do presidente do grupo de comunicação, Eduardo Sirotski Melzer, o Duda. No mercado, circulavam informações de…

Os jagunços cercam os guaranis

No final de outubro de 2015, eu estava internado num hospital em Porto Alegre quando recebi um whatsApp: precisa-se de repórter para viajar para o Mato Grosso do Sul (MS)…

O artista fixo da Vila Flores

Nascido em janeiro de 1961, Amável Amaral completou, em maio, cinco anos como o único morador fixo do complexo cultural alocado nos antigos prédios construídos por José Lutzenberger na rua…

O “Almanaque” dos tempos de chumbo

Enfim, uma boa notícia neste pântano de informações desalentadas que fazem cada vez mais opressivo o cotidiano dos brasileiros: nenhum quartel, nenhum general ousou comemorar a tragédia de 31 de…

O Tri Legal do Paradão

Rosto conhecido pelo centro de Viamão, Ronaldo trabalha todos os dias em sua cadeira de rodas no Paradão da cidade como vendedor ambulante para sustentar a família. Por Tiago Bianchi…

Crime na sala de aula

Foi um golpe duro no espírito dos estudantes e da professora de uma renomada universidade brasileira ser feitos de reféns da ignorância alheia dentro de um ambiente de estudo. Eles…

Caçando zumbis em Floripa

Rolei pelas sarjetas do centro da Ilha da Magia por algumas madrugadas durante a Semana Santa procurando zumbis. É a turma do crack. Se diz zumbis porque a droga os…

A tesoura que assombra a RBS

Está identificado, com nome, sobrenome e endereço, o espírito que há meses assombra com cortes e demissões a RBS, o maior grupo de mídia do sul do Brasil, a 27ª…

Uma sepultura para Teodoro Recalde

Assassinado a golpes de facão por jagunços, o índio guarani kaiowá Teodoro Recalde foi perseguido além da morte: um fazendeiro queria deixá-lo apodrecer nos grotões do Mato Grosso do Sul.…

A escolha de Loreni

Para a maioria das pessoas morar na rua é um absurdo. No entanto, para uma pequena parcela da população permanecer nela e dormir debaixo de pontes e marquizes virou opção.…

O perfil de Isadora Faber

Quando não está conectada na internet, aquela Isadora Faber tão agitadora no Facebook é muito tímida. Por Renan Antunes de Oliveira  

Morador de rua profissional

Loreni Alves da Silva poderia ser apenas mais um índio mendigando pelas ruas de Porto Alegre. Mas é um personagem que chama atenção pela forma como leva a vida. Visitamos…

A Taverna do Viaduto Otávio Rocha

Quem desce o viaduto na Av. Duque de Caxias, em direção ao centro, certamente já passou pelo boteco Tutti Giorni. Bar que reúne todo o povão que não quer desembolsar…

Farda nunca mais

Ele era um pracinha que amava a banda Restart e usava calças coloridas como as dos ídolos, mas pro pelotão dele seu gosto é coisa gay. Durou três meses no…

O pichador das alturas

Policiais militares foram chamados para deter um pichador que subia num prédio de 16 andares no centro de Porto Alegre, na madrugada do dia 21 de agosto de 2010. Ao…

Vivendo do lixo

Ao flagrar um morador de rua entrando em um container de lixo orgânico do programa da Prefeitura “Porto Alegre Eu Curto, Eu Cuido”, a fotógrafa Débora Birck não teve dúvidas…

Jovens, pobres e malditos

O relato de uma perseguição policial tecnicamente perfeita Dona Suzana disse que o neto avisou um dia antes de morrer que todos os problemas acabariam no feriado do Dia do…

Giovani quer largar o Crack

Quase toda vez que entrava apressado no Jornal Já tomava cuidado para não pisar em meu amigo Giovani de Souza Pereira, um self made mendigo de 22 anos, podre de…

O crime da rua Venezuela

As três últimas casas antes da rua virar mato são de madeira, pintadas de azul, verde e branco. Na azul, com uma roseira carregada de flores vermelhas, morava Viviane, 14…

O prefeito do além

Ele trocou a farda pelo uniforme de médico espírita, incorporando um certo doutor Suzzenn, espanhol morto em 1814 – e montou um terreiro mediúnico onde já recebeu 500 mil pessoas.…

A tragédia de Felipe Klein

Ele tinha tudo para ser feliz. Juventude, saúde, talento, dinheiro, o amor de belas garotas. Mas Felipe construiu para si um mundo dark e animal. Tatuou demônios no peito –…