O balanço do Filtro – 1º mês de campanha

Há um mês, colocamos no ar nossa vaquinha para implantar o Filtro: a primeira iniciativa de fact-checking com foco no Rio Grande do Sul, que tem por objetivo checar o dirão os candidatos ao governo do Estado nas próximas eleições.

Conheça os resultados.

Por Equipe Filtro Fact-Checking
Projeto de checagens da Pensamento.org

 

Fomos notícia em 13 veículos de comunicação, incluindo jornais do interior, revistas digitais, agências experimentais de jornalismo, rádios e TV. Listamos pra você o que já foi pro ar.


Participamos ou fomos convidados a participar de atividades de ensino (algumas ainda a serem realizadas) em cursos de jornalismo de quatro universidades gaúchas e uma pós-graduação de Alta Política.

OBS: todo dinheiro arrecadado em atividades contratadas fora da plataforma da nossa Vaquinha (o Catarse), será revertido em doações para a nossa campanha, identificando devidamente o valor e a instituição de ensino responsável.


Finalizamos a primeira edição de dois e-books que são recompensas da nossa vaquinha e disponibilizamos o preview do nosso “Guia Prático de Fact-Checking”. Editamos o “Guia Prático de Lei de Acesso à Informação”, que será oferecido em breve e já estamos editando o e-book “Fake News: de onde vêm e do que se alimentam”.


Fomos convidados a apresentar nosso projeto no Diálogos ARI de Jornalismo – Experiências e Inovações, a ser realizado pela Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) em Santa Cruz do Sul, nos dias 25 e 26 de maio.


Conquistamos 422 seguidores e 415 curtidores na nossa página no Facebook, alcançamos 16.647 pessoas com nossas publicações e nossos vídeos foram visualizados 1.898 vezes, segundo estatísticas da página.

Contamos com 11 apoiadores na nossa campanha do Catarse, que nos ajudaram a atingir 5% da meta (R$700) para implantar a primeira iniciativa de checagens com foco no Rio Grande do Sul.

Estamos muito contentes com tudo isso e agradecemos muito a todos os envolvidos em cada uma dessas conquistas. Nosso desafio é converter tudo isso em doações, e acreditamos que vamos chegar lá!

Temos mais 137 dias de campanha pela frente – e 95% da meta para preencher. Uma ajudinha sua, não importa o valor, vai fazer diferença para o todo.

Dê sua contribuição e nos ajude a ir fundo, pois a verdade importa!

Relacionados