Jornalismo em debate

O pensamento escravocrata brasileiro

William Waack se deu mal. Não surpreende. Como tantos outros “formadores de opinião” da grande imprensa. Já colecionava desafetos e já tinha levado algumas bordoadas ao vivo de colegas, devido…

8 motivos para apoiar a Reportagem Pública 2017

A Agência Pública de Jornalismo Investigativo está na reta final do seu crowdfunding “Reportagem Pública 2017“.  Resolvi destacar oito razões para explicar porque é importante apoiar o financiamento deste projeto.…

Carlos Wagner: um repórter dos confins

Não foram os debates a respeito dos desafios e tendências para o jornalismo contemporâneo que me levaram ao 12º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O que me levou…

Jornalismo de independência

Envolvido com a indústria de cinema e televisão por mais de 20 anos, Abhinandan Sekhri fala sobre como a invenção da internet mudou nossa relação com as notícias e seu…

O jornalismo que não vê e se omite

O Brasil ficou chocado com os 84 segundos de imagens em preto e branco que assistiu nos principais telejornais do país na sexta-feira, 28 de agosto. Mostravam as cenas violentas…

O poder do jornalismo digital

Anita Li é editora no Mashable, e fundadora do The Other Wave, um site que explora cinema e televisão a partir de uma perspectiva diversificada. Ela navega a crescente paisagem…

Dando uma voz aos sem-voz

Como as mídias sociais redefiniram o jornalismo e a cobertura de notícias? Terão empoderado pessoas comuns podem estar onde repórteres não estão? Usando seu tempo como repórter em Ferguson, no…

Consertando as notícias

Coleen Christie está usando o poder da televisão para tentar fazer do mundo um lugar melhor. Por cerca de uma década ela foi âncora de um noticiário noturno, empoderando espectadores…

Astroturf e a manipulação de mensagens midiáticas

Sharyl Attkisson, veterana do jornalismo investigativo americano, mostra como o “astroturfing”, prática na qual movimentos de base falsos sustentados por políticos, corporações ou interesses escusos, manipulam e distorcem as mensagens…

Jornalismo e as folhas outonais

Recebi mil palavras para contar uma história para vocês. E até aqui, podem conferir, já gastei dezesseis. A metade do tempo médio, em minutos, que dura um cigarro, ou meu…

A revolução do jornalismo lento

O jornalismo noticioso mudou fundamentalmente nos últimos 20 anos. O editor Rob Orchard, da revista Delayed Gratification, usa sete manchetes para traçar o efeito corrosivo do desinvestimento e dar disseminação…

O futuro positivo do jornalismo

A mídia reflete a realidade do mundo? Ou a informação selecionada como notícia molda nossa realidade? Nesta fascinante palestra de Seán Dagan Wood, editor do site Positive News, ele ilustra…

Lições sobre o Jornalismo Investigativo

Carol Marin, uma veterana no jornalismo investigativo, conta um pouco sobre seu trabalho para uma plateia muito interessada em vilões e eventos catastróficos. Ela é muito cativante ao contar sobre…

Jornalismo open-source: uma nova fronteira

Paul Radu é um dos mais renomados jornalistas investigativos sobre o crime organizado, um homem com um trabalho reconhecido em inúmeras premiações internacionais. Nesta palestra, ele assume o palco para…

Ser jornalista pode doer

Descobri que ser jornalista dói na alma e intriga a consciência. É uma espécie de vício e competição absurda, consigo mesmo, pela busca de histórias cada vez melhores, mais bem…

O futuro do jornalismo

Nesta palestra, Tom Rosentiel ele explora a questão-chave do futuro do jornalismo: em um mundo em que a audiência dita o que é “notícia”, quais novos papéis os jornalistas responsáveis devem…

Storytelling em um mundo pós-jornalismo

Sara Terry fez uma tardia transição de carreira entre a fotografia documental e a filmagem depois de quase duas décadas como premiada repórter de jornal impresso e rádio pública. Desde…

O “Perfil do jornalista brasileiro”

O Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) lançou, no dia 6 de maio de 2013, o relatório “Perfil do jornalista…

Contando a história africana

Komla Dumor é um dos rostos mais reconhecidos da BBC, apresentando o programa europeu matinal das notícias internacionais para as audiências britânicas e globais e sendo o principal âncora do…

O ímã do jornalismo

Gay Talese, um dos fundadores do New Journalism (Novo Jornalismo) —uma maneira de descrever a realidade com o cuidado, o talento e a beleza literária de quem escreve um romance…

Jornalistas de dados são os novos punks

Hoje, os dados estão cada vez mais acessíveis, permitindo um novo modo de compartilhamento de notícias. Esta revolução também é acompanhada pela crescente importância dos jornalistas especializados em dados como…

Jornalismo investigativo no Século 21

Antes de integrar o CIR (Center for Investigative Reporting, Centro para Reportagem Investigativa) em Janeiro de 2008, Robert Rosenthal fez praticamente tudo o que poderia ser feito em um jornal:…

Imprensa: sempre lerda na hora de corrigir

A imprensa sempre critica, sob aplausos gerais, a lentidão da Justiça. Mas merece vaias quando posterga decisões justas que poderiam melhorar a qualidade da informação no país. Juristas e jornalistas…

Pensamento.org é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que busca o fortalecimento da democracia e a defesa dos direitos humanos por meio do jornalismo.

  • Porto Alegre / RS
  • +55 (51) 99330-9479
  • pensamento.org@gmail.com

Republique

Todas as nossas reportagens podem ser republicadas por veículos de comunicação, blogues, leitores em suas redes sociais ou qualquer pessoa que queira distribuir nosso trabalho. Por isso todo o conteúdo da Pensamento.org é publicado sob licença Creative Commons BY ND.

Isso significa que qualquer pessoa pode republicar, com finalidade comercial ou não, desde que o nosso trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao autor/Pensamento.org.