#FiltroLab: Checamos declarações de nove pré-candidatos ao governo do RS

Uma das primeiras atividades do Filtro Fact-checking foi a realização de oficinas de checagem para estudantes e jornalistas profissionais. De abril a julho, trabalhamos na checagem de declarações dos nove concorrentes que anunciaram pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul.

Por Filtro Fact-Checking

Agora, você já pode conferir os resultados das checagens feitas pelos estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que participaram do Laboratório de Fact-checking promovido em parceria com a iniciativa Troco Dados, e pelos jornalistas que participaram da 1ª Maratona de Checagem, na Padrinho Conteúdo, e da 2ª Maratona de Checagem na Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI).

O conteúdo segue à risca a metodologia do Filtro e dá uma ideia de como iremos acompanhar o que dizem os candidatos durante a campanha eleitoral. Como as atividades laboratoriais começaram em abril, muitas das declarações checadas foram ditas há mais tempo. Esse fato, porém, não tira sua atualidade, uma vez que os temas abordados seguirão presentes nos discursos de cada candidato no decorrer da campanha.

As atividades na UFRGS tiveram como coordenadores os jornalistas Fabiana Freitas, Marília Gehrke, Naira Hofmeister, Taís Seibt e Tiago Lobo. Na Padrinho Conteúdo, Naira, Taís e Tiago acompanharam o trabalho dos colegas. As jornalistas Naira e Taís também lideraram as atividades na ARI.

Veja o que checamos (por ordem alfabética do nome do candidato):

Abigail Pereira (PCdoB)

Eduardo Leite (PSDB)

Jairo Jorge (PDT) 

José Ivo Sartori (MDB) 

Julio Flores (PSTU) 

Luís Carlos Heinze (PP)

Mateus Bandeira (Novo) 

Miguel Rossetto (PT)

Roberto Robaina (PSOL) 


E apoie o Filtro, pois a verdade importa!

Relacionados