Filtro

 

Filtro é uma iniciativa de checagens (fact-checking) da ONG Pensamento.org para verificação de fatos, dados e declarações públicas com foco no Rio Grande do Sul.

Nosso objetivo é desconstruir informações enganosas e buscar a verdade, pois acreditamos que ela realmente importa.

Para isso, vamos acompanhar discursos, entrevistas, programas eleitorais, perfis públicos dos candidatos gaúchos e verificar se o que eles dizem têm fundamento em dados confiáveis e fatos comprováveis, seguindo o código de princípios da International Fact-checking Network.

Uma prática jornalística criada para combater a desinformação por meio de uma metodologia transparente de checagens.

No fact-checking, o jornalismo assume a responsabilidade de confrontar declarações públicas, com base em dados e fatos confiáveis. Esse movimento vem acompanhado de parâmetros de transparência que desconstroem a notícia na sua forma convencional, pois as checagens sempre vêm acompanhadas de links indicando ao leitor as fontes consultadas para embasar a verificação.

Pode-se dizer que, no fact-checking, a apuração jornalística é alçada a um patamar de produto final. “Isso acarreta um incremento na fiscalização da cobertura política da imprensa mais tradicional, possibilita maior transparência das informações políticas, persegue a credibilidade do ator político e, a partir de tudo isso, oferece ao cidadão maior poder de argumentação sobre temas de interesse público”, pondera a pesquisadora Tatiana Dourado .

E você pode conferir esta declaração da pesquisadora no link acima ou aqui, pois em uma checagem é assim que funciona. Você pode conferir e refazer todo o caminho que o jornalista percorreu para apurar as informações e classificar se o objeto da checagem é verdadeiro, falso, impossível de afirmar, se manipulou dados e etc.

Clique e conheça nossa metodologia e classificação.

 

Todas as nossas checagens podem ser republicadas livremente por veículos de comunicação, blogues, leitores em suas redes sociais ou qualquer pessoa que queira disseminar nossas checagens. Por isso todo o conteúdo da Pensamento.org é publicado sob licença Creative Commons BY ND.

Isso significa que qualquer pessoa pode republicar, com finalidade comercial ou não, desde que o nosso trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao Filtro.