Compra de viaturas: verificamos dados de José Ivo Sartori (MDB) sobre investimento em segurança

Atual governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB) começou a carreira política em 1976, como vereador em Caxias do Sul. Já foi deputado estadual e federal e prefeito em Caxias.

Por Juan Ortiz e Carolina Pastl*

Eleito em segundo turno com 3,8 milhões de votos (61,2% do total), José Ivo Sartori (MDB) é o 38º governador do Rio Grande do Sul desde 1889, com o início da República.

A pauta da segurança pública é recorrente em seu governo, que enfrentou dificuldades a ponto de pedir reforço da Força Nacional de Segurança no final de agosto de 2016, após o então secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Wantuir Jacini, pedir exoneração do cargoNa sequência, nomeou Cezar Schirmer para o cargo – que era  prefeito de Santa Maria em 2013, quando ocorreu o incêndio da boate Kiss, onde morreram 242 pessoas.

Em busca da reeleição, fenômeno que não ocorre no estado desde 1983, o pré-candidato do MDB, Sartori tem destacado ações de seu governo para contornar a crise da segurança. Em entrevista para o programa Governo e Comunidade, da Rádio Piratini, no dia 9 de abril de 2018, Sartori falou sobre a compra de viaturas para reforçar o efetivo nas ruas.

“Desde o início do nosso governo, investimos 36 milhões de reais para a compra de veículos visando a segurança. No final do ano passado, entregamos 118 viaturas novas. Elas foram enviadas às cidades com os maiores índices de criminalidade, portanto, região metropolitana, a serra e o litoral norte gaúcho.”

A frase se refere às 118 viaturas entregues em dezembro. Desse total, 47 ficaram em Porto Alegre, 18 na Região Metropolitana, 15 na Serra e 16 no Vale dos Sinos e mais 7 no Litoral Norte.

O texto da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que a destinação dos veículos “obedeceu a critérios técnicos, priorizando os municípios com mais de 35 mil habitantes nas regiões com maiores índices de criminalidade (eixo Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale dos Sinos e Serra), cidades turísticas e municípios dos litorais Norte e Sul”. Somadas, as cidades que receberam o primeiro lote de viaturas têm 5,1 milhões de habitantes, aproximadamente 45% da população gaúcha.

Em abril de 2018, a SSP registrou a entrega de mais 114 viaturas, sendo 23 para a Região Metropolitana, 11 para a Região Central, 24 para a Fronteira Oeste, três para a Serra e duas para o Litoral Norte. Nessa mesma divulgação, a Secretaria de Segurança informou que as entregas totalizam R$ 36 milhões investidos na compra de viaturas desde o início da atual administração, confirmando, portanto, os números do governador.

Veja aqui as checagens dos nove pré-candidatos ao governo do RS feitas no FiltroLab


*Conteúdo gerado durante curso de extensão “Laboratório de Fact-checking”, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Relacionados